Estados Unidos alcança taxa de 99% de reciclagem de baterias
Os Estados Unidos alcançaram uma taxa de 99% de reciclagem de baterias de chumbo-ácido no período de 2014 a 2018. O percentual, que atesta o nível de maturidade da logística reversa de acumuladores nesse país, está presente no The National Recycling Rate Study, encomendado pelo Battery Council International (BCI) e publicado no último mês de novembro.
O resultado posiciona o chumbo como o produto mais reciclado nos Estados Unidos e consolida o sucesso da economia circular da indústria de baterias americana. Reforça ainda o seu papel estratégico como provedora de soluções sustentáveis e agente ativo no fomento ao uso de energia limpa.
O estudo foi conduzido pelo SmithBucklin Statistics Group, localizado em Chicago. Para chegar ao percentual de 99%, foi dividido o total de chumbo devidamente reciclado pela totalidade disponível no mercado doméstico americano nos quatro anos definidos como recorte temporal.
Segundo o estudo, entre baterias automotivas, náuticas, tracionárias, estacionárias, para motos, para aviões, militares e outras, foram produzidas 7,76 milhões de toneladas de chumbo nos Estados Unidos entre 2014 e 2018. Também foram importadas outras 187 mil toneladas importadas no período. Desse montante, foram recicladas 6,7 milhões de toneladas. Outras 1,1 milhão de toneladas foram exportadas para outros países.
A leitura do estudo completo, em inglês, pode ser feitas através do link: https://bit.ly/35aaMtN